terça-feira, 22 de novembro de 2011

Iniciativas que fazem a diferença.

Nota à imprensa - Ministério das Relações Exteriores
www.itamaraty.gob.br


Nota nº 453

Cooperação no âmbito do Fundo IBAS - Inauguração de Centro Multiesportivo em Ramalá

21/11/2011 -
Realizou-se, em 19 de novembro, na cidade de Ramalá, Palestina, a cerimônia de inauguração de Centro Multiesportivo. A cerimônia marcou a conclusão do primeiro projeto de cooperação promovido pelo Fundo IBAS na Palestina.
Índia, Brasil e África do Sul executam, ainda, outros dois projetos na Palestina: o de reabilitação do Centro Hospitalar e Cultural da Sociedade do Crescente Vermelho Palestino (Hospital Al Quds), na Faixa de Gaza, e o de construção de Centro para Pessoas com Necessidades Especiais, na cidade de Nablus.
O Fundo IBAS foi criado em maio de 2004, e consolida-se como importante mecanismo de cooperação Sul-Sul. Tem por objetivo apoiar projetos auto-sustentáveis e replicáveis que, baseados nas capacidades disponíveis nos países do IBAS e em suas experiências nacionais exitosas, contribuam com as demandas de outros países, particularmente os de Menor Desenvolvimento Relativo (MDRs) ou saídos de conflitos. O Fundo busca ainda contribuir para a consecução das Metas do Milênio.

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Nós e a Unesco

Admitir a Palestina como um Estado membro na Unesco pode não parecer grande coisa para muitos, mas é um grande passo para todos nós palestinos, que estamos presenciando um marco histórico na nossa luta pelo nosso reconhecimento como estado.
Pode parecer bobagem, já que esta Organização das Nações Unidas trata de educação e cultura e nada tem a ver com o processo pelo reconhecimento do Estado da Palestina e todas as questões espinhosas ligadas à ele. Mas como disse o renomado jornalista Gustavo Chacra, não existem motivos para que Israel e Estados Unidos da América se oponham à este reconhecimento. É claro que tem aí uma certa ingenuidade do amigo Gustavo, mas é uma questão de retórica.
Qualquer tipo de reconhecimento que se refira aos palestinos é um passo adiante para a Causa Palestina. Isso, é claro, não interessa aos israelenses e americanos que trabalharam arduamente durante seis décadas em prol da estagnação das negociações. A verdade é esta: Nós nunca conseguimos sair do lugar porque acreditávamos nas intenções dos israelenses e americanos. Agora que os palestinos resolveram parar de acreditar na mentira das negociações de paz e dar um passo adiante, no âmbito das Nações Unidas, veremos o lado sórdido da tramóia israelo-americana, que inclui o corte de verbas, as sabotagens e as chantagens inerentes aos posicionamentos mais firmes.
Enquanto temos o apoio de mais de 120 países para o nosso reconhecimento como estado, temos por outro lado os países que são vitimas da chantagem dos americanos e dependentes do dinheiro deles para manterem  suas economias e suas engrenagens em pleno funcionamento. Por mais que se fale em autonomia dos países, está aí um exemplo claro que de não existe autonomia quando se depende financeiramente de outros. É um joguinho sórdido, muito bem explorado pelos americanos e israelenses.
Mas, em contrapartida, temos o lado bom da evolução na nova ordem mundial à nosso favor. Isso mesmo! Temos o Brasil, uma verdadeira autoridade no que se refere à energias renováveis, temos a China, o monstro da indústria mundial, temos a Índia com seu novo modelo de economia moderna e temos a nossa tradicional Russia, que nunca deixou de ser uma potência, liderando este processo de reconhecimento do Estado da Palestina. Quanto aos americanos, estes já tem problemas econômicos demais e estão em queda livre rumo à falência.
Então vou fazer uma perguntinha para Israel: Quem vai financiar os seus desmandos quando os americanos falirem?
Cuidado, hein! É bom começar a pensar nisso!