sexta-feira, 1 de julho de 2011

Desordem Mental

Será que uma desordem mental é causada pelo acúmulo e intensificação da ocorrência de fatos?
Se esta premissa for verdadeira, então estou sofrendo uma desordem mental. É verdade! Não consigo acompanhar os fatos, nem a lógica da imprensa internacional na cobertura do que ocorre no Oriente Médio.
Eu sei bem que a estratégia é repetir tanto a notícia, ao ponto de banaliza-la e usar palavras chave, tais como "grupos terroristas armados" seguidas de "muçulmanos extremistas" ou então "grupos terroristas palestinos" seguida de "ato terrorista" ou "crime" ou "mortos", "mortes", etc....
Dá um nó na cabeça de quem entende do assunto ou pelo menos sabe do que se trata. Imaginem os leigos. Aqueles que nem sabem a diferença entre Israel e Palestina ou entre muçulmano e judeu. Ou sequer sabem localizar o Oriente Médio no Mapa Mundi. Francamente!
Tentei entender o que Israel anda fazendo com as flotilhas que levam ajudas humanitárias à Gaza, mas falhei na minha tentativa. Tentei entender a lógica dos Estado Unidos de enfraquecer a Síria e torna-la um inimigo menos ameaçador para Israel, mas também fracassei.
Também ando tentando entender que diabos anda aprontando o Conselho de Segurança das Nações Unidas, que mandou tacar fogo na Líbia, financiando grupos de criminosos, estupradores e assassinos em nome de uma tal "zona de exclusão aérea", mas juro que esta é difícil. Vem cá, o Conselho de Segurança não deveria garantir a segurança internacional e primar pela segurança dos civís nos países em conflito? Então qual é a lógica da matança dos civís por parte dos grupos financiados pelos próprios países membros do Conselho de Segurança? Financiar a matança? E para que? Controlar o petróleo da Líbia? Petróleo caro este, hein?! Ou então tornar a Síria um país desestabilizado e vulnerável às ações de Israel? Mas por que sempre Israel? E sempre atrelada à um veto ou resolução dos Estado Unidos? Quantos judeus mandam nos Estados Unidos? E quem são eles?
E o Egito? Qual é a da Irmandade Muçulmana? Eles não deveriam ser apenas um grupo religioso que presta serviços assistenciais? Agora querem o poder? E com a anuência do exército? Pôxa, quantas mudanças ideológicas! E os egípcios que pediram por liberdade e democracia, onde estão? Sumiram? Pôxa, sumiram rápido! Por que será?
Não vou nem entrar no mérito da Tunísia e do Marrocos, afinal, está claro que as reivindicações dos manifestantes por liberdade, transparência e democracia já foram pelo ralo.
Quer saber? Hoje é sexta feira, minha cabeça já deu um nó mesmo, não entendo mais nada e estou acometida de uma desordem mental. E para piorar ainda mais, a imprensa internacional insiste em me confundir. Ah não, prefiro tomar um chopp!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita e contribuição.