quarta-feira, 10 de abril de 2013

Vestido de Noiva

Parei ontem para escolher o meu modelo de vestido de noiva. Vi uma infinidade de modelos e me apaixonei por alguns. Muitas rendas, sedas, bordados, pedrarias, tules e materiais belíssimos. Tocaram meu coração mas não a minha alma. De todos os que vi, o único que foi capaz de tocar o meu coração e a minha alma ao mesmo tempo foi um vestido de noiva palestino, branco com bordados vermelhos em ponto cruz, uma faixa de cetim vermelha e um véu branco com crochê nas bordas. Perfeito!

Esse aí mesmo!
Eu sei que não se parece em nada com os vestidos de noiva tradicionais e nem tem todo aquele glamour e impacto causado por um vestido branco esvoaçante. Mas este tem a minha identidade, a minha origem, a minha história e desperta em mim a ternura de tempos em que via a minha mãe se esmerar em bordar, por meses a fio, vestidos para a minha avó, que os usava com muito orgulho nas ocasiões especiais. 
Também fizeram parte da minha infância na Jordânia, nos casamentos, quando as mulheres se orgulhavam de mostrar o bordado maior e mais largo em seus vestidos para provar que eram prendadas e legítimas bordadeiras palestinas. Quanto mais largo é o bordado, mais prendada é a mulher. E quanto mais cores tiver, mais caprichosa ela é. 
Minhas filhas quase enlouqueceram com a minha sugestão de usar um vestido assim. Querem ver a mãe num vestido tradicional de noiva. Nada de invenções! Minha filha Laura disse: "Será que daria para você esquecer a Palestina, pelo menos no dia do seu casamento?". Esquecer a Palestina? Como? A Palestina sou eu! A Palestina está em mim! Em cada um dos meus sentidos. Não há como esquecer a Palestina. Taí um pedido impossível de ser atendido. 
Posso até usar um vestido tradicional, mas ninguém tira a Palestina de mim. Ninguém! Amo a minha origem, o meu sangue, a minha história e a minha identidade. Não abro mão de nada que se refira à Palestina. Esta sou eu!

2 comentários:

  1. Eu apoio meu amor. Miralha

    ResponderExcluir
  2. Quantas novidades, fazia tempo que não via novos posts, gostei !!!
    Minha opinião pode ser irrelevante, mas acho que vc deveria sim, casar com o vestido palestino, é lindo e bem mais original. um dia, quando as meninas estiverem mais maduras, vão compreender a tua decisão.
    Bjs :)

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua visita e contribuição.