terça-feira, 26 de março de 2013

Lara, meu anjo, minha filha, minha vida!

Ficaria horas aqui escrevendo sobre os predicados de Lara e Laura. Talvez dias! São tantos que nem sei por onde começar.
Hoje é Aniversário da Lara. Minha garotinha completa 14 anos de idade e de muita emoção. Lara foi meu primeiro presente celestial. Um anjo bom que veio para colorir a minha vida.
Quando nasceu, chamou a atenção de toda a equipe do hospital pela brancura excessiva da pele, pelos olhos verdes arregalados e por uma juba moicana avermelhada no lugar do cabelo. Um espetáculo de bebê. Não tinha cara de joelho e nem o aspecto de um bebê recém nascido. Pelo contrário, nasceu com um olhar esperto, curioso e manhas de um bebê de um mês de idade.
Achei que tamanha esperteza dos primeiros momentos fosse só impressão de uma mãe bobona de primeira viagem. Mas não me enganei nem por um segundo.
Lara cresceu e surpreendeu. Primeiro pela beleza, já que suas feições tomaram proporções angelicais. Cabelos loiríssimos, cacheados nas pontas, olhos verdes brilhantes, pele alva como uma nuvem e uma risada pra lá de gostosa. Encantava a todos, próximos e distantes. Dava shows à parte com seu visual sempre exótico, primeiramente cor de rosa, depois colorido com jeans e por último preto.
De tão linda, as pessoas me pediam para parar e admira-la. Já chegaram a pensar que se tratava uma boneca, quando uma vez ficou parada, pensativa, num shopping. Uma mulher chegou a cutuca-la para ver se era de verdade. Não foi a única vez. Em alguns shows de rock, a mocinha deu seu show particular com seu visual gótico e com sua aura sempre reluzente, juntando pessoas à sua volta para perguntar sobre a cor do cabelo, os acessórios, a pele, a maquiagem, etc.
Lara é surpreendentemente inteligente. Além de ganhar, por duas vezes consecutivas, o prêmio nacional de redação do CGU, sempre foi aluna destaque nas escolas que frequentou. No jardim de infância, mostrou a que veio já que foi autodidata. Aprendeu a ler e escrever sozinha, identificando e juntando letrinhas. Também deixou suas professoras boquiabertas ao cantar uma música inteira do Renato Russo, sua primeira paixão musical, sem gaguejar. Isso antes de completar três anos. Aos quatro anos mostrou-se fera em matemática e desenho e aos cinco já criou os seus quadrinhos com a personagem Elisa, uma gatinha branquinha muito esperta.
Já foi indicada para a Escola Militar pelo destaque nas notas e ganhou uma bolsa de estudos numa renomada escola de Brasília pelo seu desempenho.
Se suas qualidades parassem por aí, já estaria muito bom, mas tem muito mais. Lara é amiga, companheira, leal, sensível, alegre, vívida e por que não dizer pacata. Mesmo sabendo de todos os seus predicados, esta mocinha age de forma simples, amigável, tolerante e sociável. Um docinho! Todos gostam dela, todos querem se aproximar dela, todos querem falar com ela, todos querem ser seus amigos, todos a admiram.
É claro que ela desperta inveja. Sem dúvida! Ela já passou por momentos complicados com isso. Já ouviu desaforos, já ouviu indiretas, já foi vitima de chacotas, enfim, enfrentou tudo o que uma garota como ela enfrentaria. A diferença é que ela sempre tirou de letra. Lara sabe olhar nos olhos das pessoas e identificar sentimentos. E sua tolerância e educação a fazem sobressair de qualquer situação difícil. Isso sem ser arrogante ou petulante. Sempre foi honesta com todos, até com aqueles que não suportam seu brilho.
Ela passou por uma fase cruel, onde a vaidade de menina falou mais alto, sofreu com uma anorexia, pagou o preço da vaidade, enfrentou todas as críticas inerentes ao seu estado, todos os olhares preconceituosos e falatórios maldosos. Mas, surpreendentemente, deu a volta por cima e esta aí mais linda do que nunca e mais saudável impossível.
Lara é uma pessoa obstinada. Sabe o que quer e como quer. Não mede esforços para alcançar seus objetivos e talento não lhe falta. Questionadora, está sempre à frente da sua turma. Nunca se conformou com idéias prontas e sempre acha que tem um jeito de melhorar as coisas. Perfeccionista aos extremos, disciplinada, organizada e mandona, está sempre querendo colocar ordem em tudo o que está à sua volta. Nisso, pessoas comuns como esta que vos escreve, pagam um preço salgadinho para manter um ambiente aceitável para a mocinha.
Uma vez, um cartomante me disse que a Lara seria uma adulta insuportável e incompreendida, dado à sua obstinação. Até concordo em parte, visto que ela não abre mão daquilo que acredita. Mas o que ele não conseguiu ver é que a mocinha é tão esperta que consegue chegar onde quer com o aval de todos. Diria que tem talento para a diplomacia, mas não desejo isso à ela, por experiência própria.
Lembrei do dia em que ela conseguiu convencer sua professora do primeiro ano ao questionar a palavra "biblioteca". Ela perguntou à professora por que não "livroteca" já que é cheia de livros. A professora tentou, em vão, explicar a lógica da origem "biblio" que quer dizer livro em latim. A mocinha então questionou que se a palavra "biblio" foi traduzida para "livro" em português, então nada mais justo do que usar "livroteca" ao invés de biblioteca. Isso com seis anos de idade!
Essa é a minha Lara! A minha linda Lara que eu amo tanto!

2 comentários:

  1. Uma pessoa admirável, no mínimo. Parabéns, Jihan! Hoje é também seu dia, dia de orgulho por ter sido parte fundamental da formação de alguém tão incrível e especial, você fez um trabalho genial.

    ResponderExcluir
  2. AGORA SIM, CONHECI UM POUQUINHO MAIS DA lARA, desejo toda felicidade do mundo a sua filhota e a vcs, que DEUS sempre as proteja e seus camihos sejam abençoados. FELIZ ANIVERSÁRIO LARA, CURTA BASTANTE O SEU DIA e paabéns Jihan por criar tão bem suas filhas. bjs. Marcelo vasques

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua visita e contribuição.