segunda-feira, 27 de setembro de 2010

O Golpe Manjado

Os presidentes da Autoridade Palestina e de Israel, sob mediação de Barack Obama, iniciaram negociações diretas desde meados de setembro, para tratar de questões essenciais que vem travando o processo de paz desde 1993 em Oslo. Parecia uma iniciativa e tanto. Parecia que, desta vez, os israelenses baixaram a bola e resolveram negociar, mas qual nada.


Uma pulguinha atrás da minha orelha insistia em me alertar sobre isso, mas eu a desautorizei devido ao meu otimismo excessivo. Bem que a pulguinha tinha razão. Os judeus sempre agem do mesmo modo: Quando alguém aparece com uma solução para o conflito, eles se mostram bem receptivos, bonzinhos e bem intencionados, mas sabem exatamente onde é o ponto fraco do adversário e enfiam o dedo bem naquela ferida.

O presidente de Israel "Bibi" sabia muito bem que para acabar com as negociações diretas, bastava descongelar a construção dos assentamentos nos territórios palestinos. Esperou o momento certo, quando Obama deu a luta por vencida, e anunciou o descongelamento. Golpe certeiro no coração dos palestinos e do bem intencionado (ou estrategista) Obama.

Agora, como sempre, ele vai se fingir de morto, dizer que não tinha outra saída, devido as pressões internas, e vai assistir de camarote os palestinos esperneando e jurando vingança. Daí, alguém vai ter a brilhante idéia de cometer mais um ato suicida, em protesto contra a sabotagem de Israel e a imprensa mundial vai cair matando, chamando os palestinos de terroristas.

Ah, você já viu este filme antes? Pois é, eu também!

3 comentários:

  1. Poxa, vc sintetizou bem o que está se passando... mas é como vc falou, esse filme já passou, nós é que não temos memória :(
    Gostei muito do teu blog, vou ficar acompanhando ok.

    ResponderExcluir
  2. Voce sintetizou bem o que está se passando... a Realmente, a gente sempre tem pouca memória :(
    Legal teu blog, vou ficar acompanhando.

    ResponderExcluir
  3. Eh sempre assim. Obrigado por acompanhar meu blog. E obrigado pelos comentarios.

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua visita e contribuição.