quarta-feira, 11 de maio de 2011

Cinema para Beduínos

Agência de Notícias Brasil-Árabe
 » 2011 » 05 » 11 »
ONU lança projeto de cinema móvel para beduínos palestinos


Objetivo é aumentar a conscientização política e a coesão comunitária; público assistirá a documentários e filmes infantis e infanto-juvenis.
Rádio ONU
A agência das Nações Unidas para Assistência a Refugiados Palestinos, Unrwa, lançou um projeto de cinema móvel para atender a comunidades beduínas da Cisjordânia.
As 15 comunidades beneficiadas ficam na chamada Área C, controlada totalmente por Israel, que corresponde a 60% da região.
Beduínos que moram próximos à cidades como Jericó, Jerusalém, Belém e Hebron, entre outras, terão a oportunidade de assistir a documentários sobre direitos-humanos e direitos de minorias, além de filmes sobre as condições de vida de outras comunidades no Oriente Médio.
Crianças e adolescentes beduínos também serão entretidos com filmes infantis e infanto-juvenis.
Comissão Européia
O projeto é realizado em parceria com a Associação Palestina de Cinema e Artes e com financiamento do Departamento de Ajuda Humanitária da Comissão Européia, no valor de US$ 10,5 mil ou R$ 17 mil.
O objetivo é aumentar a conscientização dos beduínos para a importância da resistência ao deslocamento forçado de comunidades, além de aumentar a coesão e a participação política de seus integrantes.
Assistência
O cinema móvel faz parte do programa de proteção da Unrwa, que ajuda na assistência a 4,8 milhões de refugiados palestinos registrados no Oriente Médio.
Além de serviços de educação e saúde, a agência da ONU se esforça para ajudar os refugiados nos campos de infra-estrutura, apoio comunitário, microfinanciamente e respostas emergenciais aos problemas enfrentados por eles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita e contribuição.