segunda-feira, 14 de março de 2011

Vestido Rodado

Era a Semana Farroupilha.
Eu queria desfilar vestida de prenda. Mas não qualquer prenda. Queria ser a prenda mais bonita da escola. Minha mãe quase enlouqueceu com os meus pedidos. Queria um vestido vermelho e branco, com poá, babados e fitinhas. Queria poder levantar a saia com os dois braços e que ainda sobrasse muito tecido, para imitar as asas de uma borboleta. As fitas tinham que ser bem fininhas, vermelhas e brancas também. Tinha que ser o vestido mais lindo que as pessoas já viram.
Minha mãe, uma exímia costureira, deu um jeitinho. Achou um tecido bem leve, do jeito que eu queria e tratou de começar a árdua missão de fazê-lo bem do jeito que eu sonhei. O que ela não suportava era a minha minúcia em acompanhar todos os detalhes da costura. Me expulsava de cinco em cinco minutos, mas eu sempre voltava para pegar um retalho e fazer um vestidinho para a minha boneca, para pegar um elástico ou uma linha e aproveitava para dar pitaco na costura dela. Uma verdadeira pentelha.
O vestido ficou pronto, mais ou menos uma semana antes do planejado e eu não resisti. Usei aquela obra de arte para ir a um aniversário de uma coleguinha da rua. Desastre! Uma menina pisou na bainha do vestido e rasgou um pedacinho do tecido. Levei um choque, desabei a chorar, minha mãe me consolava dizendo que tinha guardado um pouco do tecido e que iria consertar, mas não havia uma única palavra que pudesse me consolar.
Meu tão sonhado vestido estava arruinado e tudo por causa de uma menina que eu nem gostava e nem era minha amiga. O nome dela era Miriam, uma vizinha. Uma chata, invejosa que estragou meu lindo vestido.
A festa acabou e fomos para casa. Dormi aos soluços. Minha mãe, sempre carinhosa, tratou de pilotar a máquina de costura e amanheceu com um torcicolo, mas o meu vestido amanheceu impecável novamente. Ela me fez prometer que só usaria o vestido no desfile do Dia do Gaúcho. Promessa cumprida, apesar de toda a tentação de experimenta-lo novamente.
No dia da festa, a mamãe colocou um lindo arranjo de flores no meu cabelo, comprou um sapatinho de boneca branquinho para combinar com os poás do vestido e, pela primeira vez, meu deixou usar um brilho labial.
Eu me senti a menina mais linda do mundo. Meu tio Jamal me levou de carro para a escola, para não sujar a bainha do vestido e foi o caminho todo me elogiando e perguntando quem era a menina mais linda do titio. Fiquei toda vaidosa. Meu pai segurou a minha mão, na hora de desfilar e disse que eu parecia uma princesa. Eu me senti uma princesa e fui desfilando pela avenida principal de Rosário do Sul, toda alegrinha com o meu vestido lindo.
Já tive muitos vestidos bonitos, mas aquele foi o único que eu realmente amei. Eu tinha 10 anos de idade e pela primeira vez na minha vida, eu havia descobrido o significado da vaidade e entendido a importância da admiração no olhar daqueles que eu amo. Eu e meu vestido rodado fomos a muitas outras festas juntos e só deixei de usa-lo quando uma vizinha (a Miriam) me disse que eu era muito pobre, pois ia a todas as festas com o mesmo vestido. Foi aí que eu senti, pela primeira vez, a alfinetada da inveja.
Não abandonei o meu vestido, apenas guardei para usa-lo quando estivesse sonhando ser uma princesa, num mundo encantado, onde tudo era tão lindo quanto aquele vestido.

4 comentários:

  1. Que linda lembrança Jihan!
    Eu e Su também tinhamos vestidos rodados iguais, feitos por mamãe. Eram lindos vestidinhos vermelhos e me lembro que tinha uma aplicação na saia, de 2 menininhas pulando corda. Eu tinha 8 e Su 5 anos. Tiramos uma foto: Saraiva com 1 aninho de pé em cima de uma cadeira, eu de um lado com a janelinha de dente escancarada...segurava o dedinho dele e a Su outro lado da cadeira, pegou a ponta de um lado do vestido e abriu. Isso pra foto ficar mais bonita. Adorávamos essa foto que infelizmente não existe mais...(alguém roubou).
    Até hoje procuramos nas casas de parentes a foto dos nossos vestidinhos vermelhos feito com capricho e carinho por mamãe.
    Saudades demais...do carinho de nossa mãe e tb do nosso lindo vestido vermelho.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Que lindo Madá!
    Saudades mesmo!
    É sempre mais especial quando é feito pela mãe da gente!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Que saudade daqui :)
    Meu pc tava louco, e nao tava mostrando as atualizações do teu blog e quando entrei hoje, tenho essa surpresa tão boa, tantos posts lindos e interessantes como sempre.
    Amo ler sobre tuas lembranças.
    Abs

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua visita e contribuição.