sexta-feira, 1 de abril de 2011

Aroma

Acordei com fome! Não fome de comida, mas fome de aromas! Minha empregada detesta qualquer coisa que se relacione à culinária e até meu sagrado cafézinho matinal fica comprometido devido à tal falta de talento.

Logo cedo, lembrei daquele episódio de Tom e Jerry, onde o Jerry era arrastado pela mãozinha do aroma do queijo vindo da cozinha. Eu também era arrastada para a cozinha de manhã, pelo aroma do café, do leite, do pão recém saído do forno, do queijo branco que a minha mãe conservada em água e sal, da manteiga que o leiteiro trazia da fazenda, do azeite com zaatar, dos ovos fritos, do chá com maramieh (sálvia). Bons tempos!
Talvez pareça bobagem para alguns, mas o cheirinho da nossa casa, da nossa infância e da comida da mamãe fica impregnado no nosso subconsciente e vez por outra, vem aquela recaída e a vontade de voltar no tempo e curtir um pouco mais aquele momento.
No meu tempo de infância (faz muito tempo, eu sei!), as coisas aconteciam devagar, a gente tomava café da manhã com toda a família em volta da mesa, o leiteiro vinha cedinho, trazer o leite e a manteiga, a padaria ficava bem pertinho de casa e a gente sabia a hora da melhor fornada. Depois da escola, a gente brincava na calçada, inventava brincadeiras com pedrinhas, cordas e galhos de árvores, minha mãe fazia bonecas de pano e tudo era muito colorido.
As crianças ganhavam brinquedos apenas no Natal, no aniversário e no Dia das Crianças. Quem ganhava presentes nas tres datas era considerado um sortudo, ainda mais se os tres presentes fossem brinquedos. Na maioria das vezes, um presente era brinquedo, o outro roupa e o terceiro um sapato. Dinheiro no bolso era algo impensável! Minha mãe preparava o sanduiche e o suquinho que levávamos na merendeira (atualmente conhecida como lancheira). Diga-se de passagem que o suquinho não era natural e sim o famoso Q-Suco. Anilina pura! O mais engraçado é que naquela época ninguém tinha alergia à anilina ou qualquer outro corante, ninguém ficava gripado mais de uma vez ao ano e não lembro de ter ficado doente alguma vez. As crianças ficavam de cama quando levavam tombos e surras de outras crianças, mas ninguém era tão sensível assim para ficar de cama mais do que algumas contadas horas.
A calçada era o nosso playground e só voltávamos para casa quando a fome apertava ou quando recebíamos o ultimato da minha mãe. Aliás, quem não atendia ao ultimato, levava uma surra de chinelos Havaianas (aquele azul e branco e não os atuais modelos modernosos). Naquela época, levar surra da mãe era educativo e ninguém sabia o que era um psicólogo. Por falar nisso, eu queria entender quando foi que a humanidade ficou tão sensível à ponto de dar tanto emprego para os psicólogos.
A nossa última etapa do dia era o banho, com direito a fila. Um entrava no banho e o outro ficava batendo na porta do banheiro e reclamando da demora. A cada reclamação, só por pirraça, o banho se estendia mais um pouco. Eu era a rainha da pirraça.
Depois vinha aquele jantar perfeito preparado pelos meus pais: ovos fritos, batata frita, tomate frito, azeitona, queijo, salada, homos, beringela frita, abobrinha frita e para coroar, um frango assado e muito pão. Ninguém falava em colesterol alto, comida saudável, dieta, sobrepeso e essas baboseiras esquisitas que apareceram nos últimos tempos. A gente comia até passar mal e brigava pela última batatinha frita.
É claro que a gente não podia assistir à novela das oito, porque era para adultos. Mas minha mãe nem precisava brigar tanto para nos colocar na cama, já que tinhamos gasto nosso último fiozinho de energia no jantar. E que jantar!
Aquele aroma está agora me assombrando, me levando à infância e me trazendo para o presente. Onde quer que este aroma esteja guardado, ele faz parte de mim e da minha identidade. Coisa que o tempo não apaga.
É claro que não vou deixar de me revoltar com a falta de talento culinário da minha empregada, a Raimunda, ou Ray para os mais íntimos, mas custava aprender a fazer um cafézinho decente?

6 comentários:

  1. Nossa, Jihan, não imagina como os aromas me remetem a épocas nem vivenciadas. É uma sensação de déjà vu, mas com a certeza de que nunca vivi essa situação antes - não pelo menos nesta vida.
    Adoro quando isso acontece.
    Engraçada a teoria da sincronicidade. Estava entre amigos, esses dias, conversando exatamente sobre esse assunto.
    Saudade.
    Beijos.
    Grazi

    ResponderExcluir
  2. O Oswaldo Montenegro disse:"Metade de mim é a lembrança do que fui, a outra metade eu não sei"....Talvez a lembrança do que já foi em outras dimensões.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. É engraçado Jihan, como as nossas infâncias se assemelham, em níveis diferentes mas se assemelham.
    Eu também tenho os meus aromas que ficaram guardados na minha memória, vários... mas o que jamais esqueço é a comida que era preparada pra minha mãe quando ela tinha bebês: Leonardo e Zezé (os que eu me lembro).
    A franga era tratada pra engordar e no dia do parto da minha mãe, a pobre da galinha, coitada, era sacrificada para o prato especial da parturiente: um pirão de farinha grossa de mandioca com o caldo bem quente da galinha bem temperada com açafrão e bastante coentro e por cima desse pirão colocava-se os melhores e os mais apreciados pedaços, a coxa e a sobrecoxa, ai meu Deus que perfume! A minha mãe exausta, coitada, sentava na cama e comia bem devagar e eu a apreciava e torcia pra que deixasse uma sobra no prato pra eu ir lá fazer uma "boquinha" também rs... Saudades....

    ResponderExcluir
  4. Sou suspeita de falar pq sou fanzona das tuas memórias mas... isso é que é infância né. Eu ainda tive o prazer de ter uma infância bem legal também.
    Ahhhhhhhhhh tadinha da "Ray" rsrsrs.... acho q sou igualzinha; cozinhar, pra mim, é um dom divino ;)

    ResponderExcluir
  5. Saudades da tia Dalva! Então estas memórias vão para ela também!

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua visita e contribuição.