Como acontece todos os anos, desde que minhas filhas ingressaram na escola, neste ano fiz, mais uma vez, a via crucis da compra de material escolar. Primeiro o pagamento das matrículas e material coletivo (um absurdo cobrado e do qual nunca nos prestam contas), depois a lista de materiais e livros.
Fiz pesquisa de preços, comparei, pesquisei na internet e fiz todo o possível para economizar meu suado dinheirinho. O resultado não foi lá muito gratificante.
Como todos os pais, fiquei revoltada com o preço dos livros que só serão usados neste ano e no ano que vem não servem nem para vender aos sebos, pois já serão considerados obsoletos.
Se as matérias continuam as mesmas, a gramática continua com as mesmas regras, a história do descobrimento do Brasil não mudou (que eu saiba) e muito menos a tabela periódica, então por que mudar os livros todo o ano? E se as matérias são as mesmas, por que as escolas não preparam apostilas que incluam as matérias e os exercícios, poupando assim cadernos, livros e principalmente poupando as florestas da degradação?
Não é isso que ensinam nas escolas, o respeito ao meio ambiente? Que exemplo é este se as próprias escolas protagonizam a degradação das florestas com o descarte sistemático dos livros anualmente? Isso fora os cadernos e zilhões de resmas de papel. É assim que educam nossos filhos? Ensinando a hipocrisia desde cedo?
Deveria haver uma lei que proibisse este tipo de prática. Aliás, deveria haver uma lei que obrigasse as escolas, públicas e particulares a seguirem um curriculo escolar unificado, com as mesmas matérias para todos, assim a direfenças diminuiriam e o ensino de qualidade seria proporcionado a todos, dando aos alunos das escolas, todas, as mesmas oportunidades de concorrer a vagas nas faculdades.
Fica aqui o meu protesto e minha revolta. Tenho certeza que este é o sentimento de todos os pais que se sentem agredidos, ofendidos, massacrados e ao mesmo tempo impotentes diante da arbitrariedade das escolas particulares no Brasil.
É um desrespeito total com os pais que velam pela boa educação de seus filhos e se preocupam em dar um ensino de qualidade a eles, além de ser um crime flagrante contra o meio ambiente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela sua visita e contribuição.