quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Efeito Dominó

Se este reconhecimento tiver um efeito dominó, então será mais do que perfeito. É o que esperamos do mundo: um posicionamento firme a favor dos palestinos. Nosso povo já está muito fragilizado depois de 62 anos de luta contra a invasão e ocupação dos israelenses. Nós merecemos ter nossos direitos reconhecidos.
Minha gratidão ao governo da Russia.

Globo Online
Rússia ratifica decisão soviética e reconhece Estado palestino independente

19/01/2011

JERICÓ - Em sua primeira visita aos territórios palestinos, o presidente russo, Dmitri Medvedev, ratificou a decisão tomada pela antiga União Soviética em 1988 e anunciou que seu país reconhece um Estado palestino independente. Antecipada por um integrante do partido palestino Fatah, a declaração de Medvedev já é considerada um duro golpe para Israel. A Rússia integra com Estados Unidos, ONU e União Europeia o chamado Quarteto para o Oriente Médio, que lidera negociações de paz na região.
- Nós tomamos nossa decisão e não mudamos hoje - afirmou Medvedev ao lado do presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas, fazendo referência ao reconhecimento soviético.
Segundo o jornal "Haaretz", Nabil Sha'ath, integrante do Fatah, antecipou ao diário "Al-Hayat" o anúncio feito agora por Medvedev. O "Haaretz" diz que o reconhecimento russo preocupava o governo israelense. Segundo um integrante do Ministério das Relações Exteriores israelense, a decisão pode causar um efeito dominó sobre outros países, incluindo a China.
No fim do governo Lula, o Brasil reconheceu o Estado palestino, baseado nas fronteiras de 1967, anteriores à Guerra dos Seis Dias (Cisjordânia, Faixa de Gaza e Jerusalém Oriental). Desde então, cinco países da América do Sul fizeram o mesmo e mais três anunciaram que devem fazê-lo em breve. Antes, na região, só a Venezuela havia tomado a decisão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita e contribuição.