sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Damas e Cavalheiros

Observo sempre os árabes em toda e qualquer oportunidade. Gosto do meu povo, mesmo com todos os defeitos amplamente divulgados por aí. Os árabes tem um jeito bem peculiar de proteger as mulheres. É interessante! Os homens sentem esta obrigação natural de cuidar de uma mulher, principalmente se ela for árabe também.
Eu andava um pouco distante do convívio do meu povo, mas na semana passada estive acompanhando uma comitiva de alto nível do Governo dos Emirados Árabes Unidos. Além dos emiráticos, haviam homens de outras nacionalidades árabes. Meu papel era organizar e cronometrar o programa da comitiva, porém o que acontecia era exatamente o oposto. Ao invés de cuidar deles, eram eles que cuidavam de mim. Engraçado!
Tentei, dentro do possível, manter minha postura profissional, mas nem sempre era possível, já que eles vêem a mulher como o "sexo frágil". Eles procuravam me poupar de tarefas ingratas e sempre me tratavam com uma gentileza suprema.
Fiquei mal acostumada durante cinco dias, confesso. Agora, de volta à realidade, sem ninguém para puxar a cadeira para mim, ou me oferecer um suco ao perceber que estou cansada, estou sentindo falta daquela gentileza e do cavalherismo dos árabes.
Podem até me chamar de antiquada, retrógrada ou alguma feminista querer me apedrejar, mas o fato é que é muito bom ser tratada como uma dama. Neste ponto, viva a tradição árabe que respeita a delicadeza das mulheres e sabe interpretar a sutileza feminina.
Qual é a mulher que não gosta de ser tratada assim? Os árabes sabem como fazer uma mulher se sentir uma princesa. Já tinha me esquecido de como os meus tios tratavam suas respectivas esposas e como o meu pai tratava a minha mãe. Respeito. Esta é a palavra.
É uma pena que vivemos numa sociedade em que a mulher é desconsiderada pela sua fragilidade. Talvez não tenhamos tantos músculos quanto os homens, mas basta saber como nos tratar e o retorno, com certeza, é carinho em dobro.
Neste quesito, viva o cavalherismo árabe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita e contribuição.