quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Vivas!!!

Embaixador da Palestina pede mediação brasileira no conflito com Israel


Ibrahim Al Zeben veio à UnB comemorar Dia de Solidariedade ao Povo Palestino e disse que o país é exemplo de convivência para árabes e judeus

Amazonir Fulni-ô - Da Secretaria de Comunicação da UnB
A convivência pacífica entre várias etnias faz do Brasil um exemplo a ser seguido por Israel e Palestina. A comparação foi feita pelo embaixador da Palestina em Brasília, Ibrahim Al Zeben, durante conferência na UnB. “O Brasil também poderia ser um bom mediador no conflito entre judeus e árabes, uma vez que é amigo de ambos e a sua presença internacional é importante na luta pelo princípio da procura da paz”, acrescentou.
A conferência do embaixador aconteceu em comemoração ao Dia Internacional de Solidariedade ao Povo Palestino, na tarde desta terça-feira, 1 de dezembro. Experiências, sugestões e opiniões sobre a temática foram discutidas, como por exemplo a criação de um grupo de estudo permanente na própria UnB. Para Ibrahim, o evento não é só uma atividade política, mas sim acadêmica. “Quem sabe daqui saiam boas ideias para ajudar a solucionar o problema”.
O estudante de História Ayub Naser é filho de árabes que estão no Brasil desde a década de 60. Ele pretende usar seu conhecimento na luta pelo reconhecimento do estado palestino. Aiub visita a Palestina a cada dois anos. Segundo ele, sua entrada no país é muito complicada porque depende obrigatoriamente da autorização de Israel, que controla todo o espaço aéreo e terrestre. “Espero que a Universidade possa criar um espaço de estudos do Oriente Médio para abordar essas questões e que nos debates possam surgir soluções para esse problema”, disse.
A doutoranda em antropologia Sonia Cristina Hamid, filha de palestinos que migraram para o Brasil na década de 50, acredita que esse encontro já abre um diálogo na Universidade, cujo papel é informar e aprofundar os estudos. Ela diz que é preciso ver os problemas dos discursos de ambos os lados. “Quem sabe com aprofundamento dos estudos e difusão de mais informações não conseguiremos desmistificar essa visão que existe do Oriente Médio sobre o terrorismo e a submissão feminina, por exemplo”, concluiu.
A mobilização em torno do Dia Internacional de Solidariedade ao Povo Palestino, comemorada em 29 de novembro, conta ainda com a projeção do filme Nós e Outros: um retrato de Edward Said, no Anfiteatro 9, ao meio dia desta qquinta-feira, 2 de dezembro.

Um comentário:

  1. Nossa, quanta novidade boa... eu nem sabia que existia um dia de solidariedade ao povo Palestino. Mais uma vez mostra a importância deste canal :)
    Bem que podiam ao menos mencionar nas escolas... Já o "dia de ação de graças" de uns tempos pra cá tão dando o maior cartaz aqui em Recife :(
    Tudo bem que agradecer a Deus é uma atitude louvável, porém, mais louvável ainda, seria divulgar p/ todos a real situação dos Palestinos, assim se poderia formar uma consciência nas novas gerações a respeito da temática.

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua visita e contribuição.