sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Viva a vida!

A indústria da imagem está destruindo a humanidade.
A indústria da corrida contra o relógio está acabando com a nossa saúde.
A indústria dos super egos está acabando com a nossa essência.
A indústria do sucesso está acabando com o nosso sossego.

Que mal há em ser um ser humano normal? Sim, normal. Daqueles que cumpre expediente, mas depois quer ir para casa descansar. Que mal há em comer uns docinhos e ganhar uns quilinhos na barriga?
A cultura atual prega que você deve ser um exemplo na escola, na faculdade, no trabalho, no físico, no intelecto e ainda ser simpático e sociável. Ah, e que você deve conseguir o seu primeiro milhão antes dos 30 anos.
Quem não atinge todas estas metas é um verdadeiro fracassado. Então, neste contexto, eu sou uma fracassada. Não me formei, não consegui o emprego ideal, não consegui manter o meu peso e nem me tornei uma fisiculturista e tenho horrorosos acessos de mau humor.
O que esta indústria esqueceu de pregar, são as coisas mais essenciais que caracterizam o ser humano: A luta pela sobrevivência, a necessidade de amar e ser amado, a necessidade de viver em família e entre amigos, o prazer de ter um lar, de sorrir, de assistir um filme curtindo preguiça no sofá da sala, estar com aquelas pessoas que escolhemos para fazerem parte das nossas vidas, tomar refrigerantes, comer doces e sermos felizes.
Os comerciais de teve vendem seguros de vida como se a morte fosse uma ameaça e não o curso natural da nossa existência. As fábricas de carros anunciam seus produtos como se fossem gratuitos, quando na verdade são inacessíveis para muitos. As fábricas de cosméticos e moda colocam nos seus anúncios modelos que só seria possível existirem se o photoshop fosse uma obra de Deus.
Nos fazem sentir frustrados, incompetentes, decadentes.
Para o ano novo, eu vou pedir a Deus uma indústria da vida e pela vida. Uma indústria que preze a nossa essência humana e que cultue as coisas simples que nos fazem felizes. Uma indústria onde a diferença é um luxo e onde cada ser humano seja tratado como alguém muito especial, apenas pelo fato de existir.
E viva a vida!

4 comentários:

  1. Vc devia ecrever um livro :) ótimo
    Quisera eu escrever assim
    FELIZ 2011!

    ResponderExcluir
  2. Lindo texto, a mais pura verdade Jihan, parabéns!
    Viva "nós, fracassadas" que não nos deixamos levar por essas indústrias ;)

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua visita e contribuição.