quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Elias Khawali

Como já disse em algumas postagens anteriores, poucas pessoas costumam me impressionar de fato, mas quando impressionam, é para valer.
Tenho pensado muito no que meu amigo Alfredo Feres me contou sobre a vinda de sua família ao Brasil, nas décadas de 20 e 50 e nas feridas que preferiram esquecer para dar impulso à suas vidas no novo continente. Porém, nada disso foi tão comovente quanto a história do Tio Elias.
Mesmo com toda a precariedade da situação em que vivia em Haifa, manteve os seus que imigraram para o Brasil sempre atualizados sobre tudo o que acontecia em sua cidade natal. Não apenas através de cartas, mas também fotos, postais, relatos e registros mostrando o cotidiano do que foi deixado para trás. A cada foto que ví, toquei e lí a dedicatória, meu coração pulsava mais e mais forte. Que homem visionário!
Talvez ele não tivesse consciência do que estava fazendo, mas tinha noção da importância de manter o laço forte com os parentes que não mais compartilhavam de seu convívio. É assim que se faz a história.
Meu Deus, como precisamos de mais exemplos como o de Tio Elias Khawali. Que homem esplêndido!
Num dos postais que enviou à sua querida Geneviéve, em 1937, ele mostra o centro de Haifa com prédios bem modernos para a época, fala da evolução da cidade, fala com amor de sua terra. Mesmo quem não o conheceu, a meu exemplo, sente saudades!
Senti as mãos gelarem ao segurar aquelas fotos, pois aqueles registros são por demais valiosos para serem tocados por uma reles mortal como eu. Senti que não merecia tamanha honra! Mas fui agraciada pelo meu amigo Alfredo, que me permitiu não apenas tocar, mas analisar cada detalhe daquelas fotos. Que roupas lindas eles usavam! Que elegância! Que orgulho de pertencer a esta raça que não sucumbe!

2 comentários:

  1. Bom Dia....

    Navegando pela net me deparo com um nome conhecido e um comentário sobre alguém que eu convivi e tenho também ótimas lembranças.

    É sempre bom ver pessoas que estão ligadas as suas origens e que com muito orgulho não se esquecem de onde vieram...muito prazer amiga palestina, tomei a liberdade de deixar um comentário aqui pois conheci o Tio Elias muito bem, e até hoje me lembro de suas histórias nos primeiros anos de Brasil....

    Muita paz e muita luz para você...

    Abraços

    Ricardo Khawali

    ResponderExcluir
  2. Oi Ricardo,
    O prazer é todo meu.
    Obrigado por visitar o meu blog e pelas palavras gentis.
    Seu tio Elias é um personagem muito especial e não poderia deixar de homenagea-lo
    Abraços
    Jihan

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua visita e contribuição.