quinta-feira, 8 de abril de 2010

Fragmentos da Memória

- Eu tenho mais um avô e uma avó?
- Tem sim. Eles moram no Brasil.
- Quem são eles?
- Sua avó se chama Miriam e seu avô se chama Hamed.
- E onde é o Brasil?
- Fica na América Latina.
- O que é isso?
- É um continente.
- Ah...
- Por que eles moram tão longe?
- Eles fugiram da guerra na Palestina. Os judeus roubaram nossas terras e eles resolveram recomeçar a vida no Brasil.
- E por que não prenderam os ladrões?
- Que ladrões?
- Os que roubaram as terras do vovô, oras!
- É muito complicado explicar isso!
- Humm...
- E por que você não fugiu com seus pais?
- Eu me casei com seu pai e viemos para a Jordânia.
- Aqui é a Jordânia?
- É!
- Pensei que aqui fosse Ashrafieh.
- Este é o nome do bairro onde moramos, o nome da cidade é Amman e do país é Jordânia.
- E por que você e o papai não foram com eles?
- Não deu. Tinhamos pouco dinheiro. Além do mais, queriamos que você e seus irmãos fossem criados num país árabe e muçulmano.
- Por que?
- Porque somos árabes e muçulmanos e queriamos que nossos filhos seguissem a nossa cultura.
- Mas quando eu for ao Brasil, eu deixarei de ser árabe e muçulmana?
- Não! Em qualquer lugar do mundo, você sempre será uma árabe, muçulmana e palestina. Lembre-se sempre disso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita e contribuição.