quinta-feira, 21 de maio de 2009

Nakba

Poucos sabem o que significa esta palavrinha aí do título. Significa "diáspora". Mais precisamente, a diáspora do povo palestino. Foi à 61 anos, quando de madrugada, os palestinos viram suas casas invadidas, queimadas, seus entes queridos assassinados, suas plantações devastadas e suas cidades tomadas por exércitos fortemente armados. Sem nenhuma prévia explicação. Sem chance de defesa. Sem argumentos à serem apresentados. Sem nenhum reconhecimento de direitos humanos...direitos humanos....que piada!!! Há 61 anos que os palestinos não sabem o que é isso. Vivem de cínicas ajudas humanitárias, de medicamentos com data de validade vencida, após longos períodos de confisco por parte de Israel, bebem água nada potável, comem verduras cultivadas em hortas improvisadas no pátio do que restou de suas casas.
Então, de onde vem toda esta dignidade estampada no semblante de cada palestino? Eu respondo! Vem da certeza de que a Palestina é dos palestinos. Vem da convicção de que mentiras forjadas durante 61 anos são mentiras e nada mais. Vem da certeza de que o sangue de inocentes, derramado diariamente no solo palestino, só faz consolidar a identidade de um povo que jamais perecerá!
Jihan Arar
21/05/2009

5 comentários:

  1. Bom dia Jihan,

    Voce é sempre uma verdadeira biblioteca ambulante onde existe sempre algo interessante a falar que nos sirva como um aprendizado...

    Parabéns, muito bom gosto seu blog, abraços do sempre amigo,

    Edson

    ResponderExcluir
  2. Obrigado meu querido! Este comentário só denota sua generosidade!
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. parabens pelo blog, a causa Palestina e nossa tambem, conte sempre comigo!! Rodrigo Fiuza

    ResponderExcluir
  4. Nossa, confesso que estou um pouco envergonhado, pois, o nome de um brasileiro tambem está por trás desta desta tragédia, o Sr. Osvaldo Aranha. E olha, Jihan, que até pouco tempo o via com orgulho. É biblico "conheça a verdade e ela nos liberta". Adorei seu blog. Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Muito obrigado pelo apoio e pela força...prometo continuar publicando tudo o que se refere à causa e à cultura palestina.
    Abraços!

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua visita e contribuição.