quinta-feira, 28 de maio de 2009

Sokhne

Tem um lugarzinho especial na Jordânia, que fica no extremo oeste do país. São as termas de Sokhne. Nunca ví água tão morninha e cristalina como naquele lugar. As termas são cercadas de montanhas verdinhas, cheias de plantações e uma fauna exuberante. Como não poderia deixar de ser, as piscinas femininas são separadas das masculinas e as águas são consideradas fonte de tratamento para vários tipos de doenças motoras. Mas não são só os doentes que vão lá. O prazer de se deliciar naqueles banhos morninhos é um privilégio à parte. Uma maravilha!
Em volta das termas, os moradores construíram vários pequenos chalés para hospedar os visitantes que desejam pernoitar. Tudo bem integrado à paisagem. Na lateral dos chalés, tem um córrego magrinho por onde corre mais água morna. Depois do córrego tem uma cerca alta, comprida, infinita.
Não entendi aquela cerca, até que me disseram que era o limite entre a Jordânia e a Palestina. Também me aconselharam a não me aproximar muito dela. Disseram que o lugar estava repleto de minas terrestres colocadas pelo soldados israelenses.
Sinceramente, me foge à compreensão até hoje, como um lugar paradisíaco como aquele pode ter seu solo estuprado por minas terrestres! Por que???
Aquele lugar é uma dádiva de Deus. É um lugar de paz, de cura, de introspecção, de meditação. Como pode alguém se achar no direito de profanar uma benção de Deus?
Toda vez que lembro da brisa de Sokhne, fico triste, porque minha lembrança daquele lugar ficou paralisada numa cerca...uma cerca idiota, fortalecida por minas terrestres.
Tem mais um detalhe. No alto daquelas montanhas lindas e verdinhas, haviam soldados armados até os dentes, que riam quando viam uma criança curiosa se aproximar da cerca e ficavam à espreita para ver se ela atravessaria do outro lado, se explodiria, se teria seus membros amputados. É...a diversão dos israelenses naquele lugar é ver crianças explodindo!
E pensar que eles mesmos já foram vítimas de um louco assassino...como é que se permitem ver o mesmo sofrimento se repetir desta forma tão fria????

2 comentários:

  1. Estava lendo esta postagem agora há pouco,e meu pai estava do meu lado,lendo também.E ele disse que este é o um lugar lindíssimo,e que foram contigo para Sokhne,ele,minha avó,Suzana,minha mãe e você.
    Ele disse que se lemra desta viagem com vocês até hoje.

    ResponderExcluir
  2. Verdade...fomos sim quando seu pai foi para a Jordânia e ficou noivo da sua mamãe...mas eu fui lá muitas outras vezes depois!!!rsrsrs

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua visita e contribuição.