terça-feira, 11 de maio de 2010

Foi dada a largada...

Está feliz Sr. Rodrigo Craveiro? Mas seu título deveria ter sido este: Israel ameaça o Irã com ataque nuclear. E o subtítulo teria que ser este: Todos vão virar churrasquinho se esta guerra acontecer. Aí você estaria noticiando a verdade.

Correio Braziliense

Israel admite guerra com Irã
Data: 11/05/2010
Rodrigo Craveiro
O vice-primeiro ministro de Israel, Moshe Ya’alon, admitiu ontem que seu país tem capacidade tecnológica para lançar uma ofensiva militar contra o Irã. A declaração repercutiu no jornal israelense Haaretz e foi dada no mesmo dia em que o regime de Mahmud Ahmadinejad anunciou o teste bem-sucedido do míssil de curto alcance Fajr-5, como parte de manobras navais no Golfo Pérsico. “Não há dúvida de que as capacidades técnicas, aprimoradas nos últimos anos, têm melhorado os potenciais de alcance e de reabastecimento aéreo”, disse Ya’alon, ex-chefe das Forças Armadas de Israel. “Essa capacidade pode ser usada para uma guerra ao terror em Gaza, para uma guerra contra foguetes do Líbano, para uma guerra convencional com o Exército sírio, e também para uma guerra contra um Estado periférico, como o Irã”, acrescentou.
Única potência nuclear no Oriente Médio, Israel tem um histórico de operações militares: em 1981, bombardeou um reator atômico do Iraque e, em 2007, atacou uma instalação similar na Síria. “O ataque permanece sendo a melhor forma de defesa”, comentou Ya’alon, durante conferência no Instituto Fisher de Estudos Estratégicos Aeroespaciais. “Não há dúvida, olhando a situação como um todo, de que já estamos em confronto militar com o Irã, o principal motivados daqueles que nos atacam”, concluiu o vice-premiê. Fontes ocidentais citadas pela agência France-Presse contaram que os mísseis iranianos Fajr-5 são do tipo terra-mar, têm alcance de 75km e alcançaram o alvo com “grande precisão” durante os testes navais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita e contribuição.