Taí o Brasil mostrando ao mundo uma forma de se alcançar soluções pacíficas, sem matar ninguém. Resta saber se a questão nuclear iraniana é o que de fato preocupa os americanos ou se vai continuar sendo o argumento para atacar o Irã e garantir o fôlego da matriz energética americana por mais alguns anos, já que o que está em questão para eles é o petróleo iraniano e não o urânio como eles alegam.
Agência Brasil
Brasil, Irã e Turquia fecham acordo sobre troca de urânio enriquecido
Data: 17/05/2010
Aziz Filho e Renata Giraldi
Repórteres da EBC
Teerã e Brasília - Os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Mahmoud Ahmadinejad, do Irã, além do primeiro-ministro da Turquia, Tayyip Erdogan, fecharam hoje (17) o acordo para que o urânio iraniano levemente enriquecido seja enviado ao território turco e, em troca, o país receba o produto enriquecido a 20%.
Pelo acordo, o urânio enriquecido a 20% será remetido no prazo de um ano. Nesse período, haverá supervisão de inspetores turcos e iranianos.
O acordo foi assinado por Lula, Ahmadinejad e Erdogan durante reuniões paralelas do G15 (grupo que reúne 18 países não alinhados) em Teerã. Para as autoridades, o acordo encerra o impasse envolvendo o programa nuclear iraniano.
Ahmadinejad, porém, quer conversar sobre os acordos e as garantias para o Irã por parte do Conselho de Segurança das Nações Unidas. Segundo diplomatas que acompanham as negociações, o presidente iraniano pretende obter garantias dos países que integram o conselho - Estados Unidos, França, Inglaterra, China e Rússia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela sua visita e contribuição.