quinta-feira, 6 de maio de 2010

Ridiculo

Não é à toa que o Ministro Celso Amorim perde as estribeiras com a imprensa, vez por outra. Além da falta de respeito dos jornalistas brasileiros com as autoridades, coisa que testemunhei diversas vezes em coletivas, qualquer declaração pode ser interpretada de forma insolente por parte destes que se consideram os deuses da informação. Pena que a ampla maioria é desprovida de inteligência e provida em excesso de arrogância e falta de caráter. Falta mesmo um jornalismo sério no Brasil, começando pela Globo.
O Globo

Amorim na ONU / carta
Data: 06/05/2010
Raramente me dirijo diretamente aos jornais por meio de cartas. Faço-o agora por ter lido com indignação e espanto a matéria de hoje, 3/5, de O GLOBO, “Portavoz, Amorim explica discurso de Ahmadinejad”. Ontem, na ONU, quando procurado por jornalistas de vários meios brasileiros, neguei-me a responder a pergunta que me faziam insistentemente, sobre o que achara do discurso do presidente iraniano. Disse-lhes diversas vezes que não cabia comentar os discursos de representantes de outros países. Após muita insistência dos repórteres, que emitiam seus próprios juízos sobre trechos do discurso, limitei-me a dizer que discursos têm muito de retórica, sendo mais produtivo discutir as ações de cada país. Todos os jornais brasileiros publicaram isso, ressaltando minha recusa a comentar. Somente O GLOBO atribuiu-me, em manchete de primeira página, o papel de portavoz que se apressa a “explicar” o discurso do presidente iraniano. É triste exemplo de jornalismo tendencioso, em que o desejo de atacar se sobrepõe à indispensável objetividade de uma imprensa séria.

CELSO Amorim
Ministro das Relações Exteriores, Brasília, DF

NOTA DA REDAÇÃO: A carta acima foi publicada ontem sem as duas primeiras orações, pois elas não continham informação considerada relevante para o tema em debate. Hoje, está sendo republicada, após reclamação do ministro, que considerou de extrema importância jornalística o registro da sua indignação.

2 comentários:

  1. pois é, se fala muito em liberdade de imprensa, mas o que precisamos é responsabilidade de imprensa, mas isso tudo é porque vivemos em tempos de ditadura, isso mesmo , a ditadura da burrice e ausencia de pensamento critico, e ainda tem muitos "jornalistas" e "intelectuais que se acham o maximo. A pior ditadura é aquela em que as pessoas acreditam que são livres. isso é o Brasil de hoje ...que lamentável !

    ResponderExcluir
  2. Verdade! Não se pode sair por aí vomitando informações, sem nenhuma responsabilidade!
    Obrigado pelo seu comentário.

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua visita e contribuição.