terça-feira, 15 de dezembro de 2009

O sujo falando do mal lavado!

Israel também tem, assim como os Estados Unidos da América, a Russia, a Coréia e todas as outras potências nucleares. Então, por que o The Times noticiou só o Irã? Qual foi a novidade? Ou será que o Irã é a bola da vez para ser destruído, assim como fizeram com o Iraque e o Afeganistão, ou seja, usando argumentos para lá de fajutos, só para surrupiar os bens do país e enfraquecer ainda mais a região do Oriente Médio? Sabe aquele provérbio que diz: "É o sujo falando do mal lavado". É isso aí! Se os ocidentais querem desnuclearizar o Irã, então que dêem o exemplo, à começar por Israel que representa uma ameaça muito  muito muito maior para toda a região do Oriente Médio.

O Estado de S. Paulo

Irã tem detonador para bomba, diz 'The Times'
Data: 15/12/2009
AP, de Londres

Jornal tem acesso a documentos que provariam uso militar do programa nuclear iraniano; descoberta amplia pressão por novas sanções a Teerã
O jornal britânico The Times informou em sua edição de ontem que o Irã está testando um componente-chave usado para detonar uma bomba nuclear. O jornal teve acesso a documentos confidenciais de inteligência do Irã datados do início de 2007. As notas descrevem o uso de uma fonte de nêutrons, o deutério, um isótopo do hidrogênio usado nos processos de fusão nuclear.
Segundo especialistas ouvidos pelo Times, não há outro uso possível para o componente, nem civil nem militar, a não ser a produção de uma arma nuclear. Os mesmos documentos foram recebidos por agências de inteligência de vários países ocidentais.
Uma fonte da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) confirmou que a organização teve acesso aos documentos. Segundo o Times, os memorandos estavam escritos em farsi e foram traduzidos para o inglês por dois tradutores independentes.
O Irã afirma ter um programa nuclear para a produção de energia, mas países ocidentais afirmam que o país quer construir uma bomba atômica. Teerã já foi alvo de três rodadas de sanções do Conselho de Segurança da ONU, mas se recusa a interromper o programa.
A descoberta do detonador, porém, aumenta a pressão sobre o Irã. A secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton, disse ontem que os esforços diplomáticos dos EUA não estão dando resultado e defendeu novas sanções ao país. "Não há dúvida de que o engajamento não está funcionando", disse Hillary. "É preciso adotar novos mecanismos de pressão para fazê-los mudar de rumo."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita e contribuição.