quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Roubo

Tá! Eu sei que meu blog anda pesadão com tanta notícia e tantos comentários sobre a causa palestina. Para o humor dos brasileiros, chega a ser massante. Eu entendo perfeitamente este sentimento. Porém, numa conversa com um amigo árabe, que acabou de chegar ao Brasil, ouvi dele a seguinte frase: "Sabe por que os brasileiros não se interessam por política e nem interferem nos acontecimentos do país? É porque eles nunca tiveram que enfrentar uma guerra. É daí que nasce o nacionalismo e o patriotismo". Pura verdade!
É neste tipo de adversidade que se revela o amor que sentimos por nossa terra.
Não é à toa que um dos pilares da existência dos palestinos ser exatamente este sentimento de vazio que ficou no lugar da pátria. Nos sentimos perdidos, espalhados pelo mundo, enquanto estranhos tomam nossas terras, nossas casas, nossas ruas, nossos vilarejos, nossos monumentos, nossos templos, nossa identidade e até a nossa culinária. Além da limpeza étnica que tentam fazer na Palestina à mais de seis décadas, eles nos roubam diariamente tudo o que temos de mais sagrado, que é a nossa identidade.
Vocês acreditam que o nosso tão gostoso falafel (bolinho de grão de bico) está sendo divulgado, mundo afora, como o hamburger judeu ou o hamburger de Israel? Já imaginou se roubássemos dos judeus a receita do pão Challah? Iriam nos acusar de anti-semitistas, iriam dizer que encarnamos o espírito de Hitler ou que o nazismo está voltando e seria um escandalo em rede mundial.
Mas e o que os judeus fazem com a identidade palestina é o que? Que eu saiba, nazismo e limpeza étnica são sinônimos. Então os novos nazistas do século XXI são os judeus? Certo?

2 comentários:

  1. Olá ! Mais uma vez faço questão de comentar o seu post, pois suas palavras me tocam profundamente, por transmitirem exatamente o que penso e principalmente por ir além do que sei e do que é divulgado pela hipócrita imprensa.
    Concordo e sinto exatamente como seu amigo, sempre que se fala dos árabes no Brasil, além do pouco conhecimento dos brasileiros e interesse, percebo até mesmo desdém, na maioria das vezes tratando os árabes como loucos, e isso me dói profundamente, sou descendente de árabes, mas avaliando a forma como fui criada e a forma que as pessoas que convivo foram, a questão da diferença de valores é muito, muito grande...principalmente em relação ao ser humano, ao próximo e a sua Terra...
    Me choca ver aqui no Brasil os motivos de "Guerra" que muitas vezes são noticiadas exaustivamente... Guerra por futebol ?!? Como as que aconteceram no último final de semana ?
    Guerra do tráfico de drogas, como posso compreender um povo que procura Guerra pelos motivos mais baixos e medíocres que poderia imaginar, que procura Guerra comprando e usando drogas por escolha própria.... se espancando por um monte de homens que correm atrás de uma bola e nem sequer se importam realmente com a existência deles... eu lamento a Cultura do Brasil... é muito nada ... é muito vazia ! Isso sem citar outros inúmeros comportamentos que nunca irei entender, o desrespeito com o idoso desde as políticas públicas até as atitudes do cotidiano, nas ruas em qualquer lugar... Enfim , fico muito triste de ver essa realidade e não ter perspectiva de mudança, afinal é cultural... mas me orgulho muito da minha origem e agradeço muito a você por ser a voz de tantos, com tanta dignidade...

    ResponderExcluir
  2. Olá minha patrícia,

    Que bom! Fico muito feliz por ter uma leitora tão esclarecida. É claro que muita coisa deve ser melhorada por aqui, à começar pelo pensamento de "deixar pra lá" qualquer discussão que se faça relevante no que concerne aos interesses do povo brasileiro. Me considero uma brasileira de coração e fico triste com tamanho descaso aos fatos que realmente interessam. Só poderemos mudar o Brasil quando as pessoas pararem de deixar pra lá o tráfico de drogas, armas, pessoas, orgãos humanos, animais silvestres e afins, quando a torcida de futebol se tornar algo saudável e quando o cidadão brasileiro aprender a exigir o retorno dos impostos que lhe são arrancados arbitráriamente.

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua visita e contribuição.