quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Soberano

Pelo que me consta, o Brasil é um país livre e soberano para decidir sobre seus interesses. Quem são estes americanos para acharem que podem intervir nas relações entre o Brasil e os outros países? Lula, você está certíssimo e manda o Obama se catar!

O Estado de S. Paulo

Petrobrás silencia sobre negócios
Data: 17/12/2009
Colaboraram Nicola Pamplona, Gustavo Chacra e Jamil Chade
Empresa brasileira está presente no Irã desde 2004
RIO - A Petrobrás anunciou ontem que não se pronunciaria a respeito da aprovação pelo Congresso americano de uma lei que pune empresas que exportam gasolina para o Irã. Apesar de os iranianos não importarem o produto da empresa brasileira, ela tem negócios no país desde 2004. Em outubro, a Petrobrás virou alvo do forte lobby contra o Irã nos EUA. A União Contra um Irã Nuclear (Uani, na sigla em inglês) protestou formalmente contra a empresa por seus negócios com Teerã.
O lobby ocorre paralelamente a outra ação de congressistas americanos que pedem ao presidente Barack Obama que aplique sanções contra 16 multinacionais, incluindo a Petrobrás, por operações da empresa com o governo iraniano.
Em resposta à pressão da Uani, a Petrobrás enviou uma carta para a SEC (espécie de Câmara de Valores Mobiliários dos EUA) afirmando não ter nenhuma atividade no Irã atualmente, possuindo apenas três funcionários no país, de um total de 74 mil no mundo.
Pouco antes da visita do presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad ao Brasil, em novembro, a Petrobrás anunciou que estava estudando a possibilidade de encerrar totalmente suas atividades no Irã. No entanto, há duas semanas, o chanceler Celso Amorim insinuou em Genebra que a Petrobrás estaria "animada" com a possibilidade de investir no Irã.
Há uma semana, o ministro do Comércio iraniano, Mehdi Ghazanfari, não escondia o entusiasmo com a relação com o Brasil. "Há muitas oportunidades para a Petrobrás", disse o ministro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita e contribuição.