quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Solidariedade

Em nome de todos os palestinos, agradeço ao Governo da República Federativa do Brasil pela firme posição em prol do estabelecimento do Estado da Palestina, do direito dos palestinos ao retorno e do respeito aos direitos inalienáveis do povo palestino.

Agência de Notícias Brasil-Árabe

Brasília presta homenagem a palestinos
Data: 03/12/2009
Marina Sarruf

Para marcar o Dia Internacional de Solidariedade ao Povo Palestino, o Itamaraty e a ONU inauguram a exposição 'A Questão Palestina e as Nações Unidas'. O Senado realizou ato solene.

São Paulo – Brasília prestou nesta quarta-feira (02) duas homenagens ao povo palestino para marcar o Dia Internacional de Solidariedade ao Povo Palestino. No final da tarde, o Centro de Informação das Nações Unidas no Brasil (UNIC Rio) e o Ministério das Relações Exteriores inauguraram no Palácio do Itamaraty a exposição “A Questão Palestina e as Nações Unidas”, que mostra o envolvimento da organização com país árabe. De manhã, foi a vez do Senado Federal, que realizou um ato solene.
A exposição teve a participação do embaixador da Palestina em Brasília, Ibrahim Alzeben, e do diretor do UNIC Rio, Giancarlo Summa. A história da ONU com o povo palestino é mostrada por painéis com fotos e texto. A mostra ficará aberta ao público até o dia 11 de dezembro.
Senadores, deputados e diplomatas também prestaram homenagem aos palestinos no Senado. “Nosso povo expressa a sua profunda gratidão por esta solidariedade e apoio a sua justa causa. Esse apoio e solidariedade têm contribuído para o fortalecimento das nossas reivindicações ao longo das várias décadas de luta contra a injustiça, a opressão e ocupação militar israelense”, afirmou em discurso o embaixador da Palestina.
De acordo com Summa, é possível existir uma convivência pacífica entre israelenses e palestinos, como acontece no Brasil. Mas essa convivência só pode ocorrer quando há justiça, e em sua opinião, os palestinos são injustiçados e “desrespeitados há décadas”.
Alzeben também aposta no apoio do Brasil para o sucesso da criação de um Estado palestino. “Acreditamos que o Brasil tem um papel na história e na próxima criação do Estado de Palestina. Confiamos no Brasil”, acrescentou o embaixador em seu discurso.
No mundo inteiro, a ONU, por meio da agência para os refugiados palestinos (Unwra), atende 4,7 milhões de pessoas. A Unwra, que vai completar 60 anos, atendia, no início das suas atividades, 800 mil palestinos. Segundo informações da Agência Senado, Summa lamentou que a agência da ONU, criada para funcionar temporariamente, tenha que dar apoio a tantas pessoas até hoje.
A homenagem no Senado foi realizada a pedido do deputado Nilson Mourão e do senador João Pedro (PT-AM). O Dia Internacional de Solidariedade com o Povo Palestino é celebrado todo dia 29 de novembro, data que remete à aprovação da resolução da partilha da Palestina, em 1947. Neste ano a data caiu num domingo, daí a realização das cerimônias somente hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita e contribuição.