quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

CRIME

Vocês perceberam como esta notícia foi dada pelo Correio Brasiliense? Veio em forma de "nota", bem pequenininha, quase imperceptível, que tem por trás o dedo carinhoso do Rodrigo Craveiro com Israel. Mas deveria ser a matéria principal do caderno "Mundo" do Correio Brasiliense, já que se trata de um crime gravíssimo dos judeus contra os palestinos. Ao invés de "Tensão em Jerusalém", o título deveria ser "CRIME EM JERUSALÉM", bem assim, com letra maíuscula. Ao invés de chamarem de "parte oriental ocupada e anexada", deveriam ter dito que se trata de Jerusalém Oriental invadida e tomada à força, à custa de muitas vidas palestinas e muito sangue derramado de inocentes, num local reconhecido internacionalmente como PALESTINO. Ah e tem mais: dizer que a permissão para a construção de prédios "põe em perigo os esforços para a retomada da paz na região" é muita bondade por parte de quem traduziu esta fala. Duvido que algum palestino se expresse num tom tão ameno quando se trata de mais um crime judeu contra os palestinos. Duvido que alguém que tenha sido expulso da sua casa junto com sua família defina esta situação como tensão. No mínimo se trata de MAIS UM CRIME JUDEU CONTRA OS PALESTINOS. É assim que a notícia deveria ter sido publicada.

Correio Braziliense

Mundo/Notas
Tensão em Jerusalém: Construções aprovadas
Data: 06/01/2010
A Prefeitura de Jerusalém autorizou a construção de quatro prédios para colonos judeus na parte oriental ocupada e anexada da cidade. Os palestinos reagiram imediatamente ao anúncio e afirmaram que a permissão põe em perigo os esforços pela retomada da paz na região. “Esse projeto de construção é um desafio à comunidade internacional e aos esforços árabes e internacionais que tentam salvar o processo de paz”, declarou Nabil Abu Rudeina, porta-voz do presidente da Autoridade Palestina, Mahmud Abbas. Cerca de 200 mil israelenses estão instalados em bairros judeus implantados em Jerusalém Oriental, a parte árabe da cidade, onde também vivem 270 mil palestinos, desde a anexação por Israel, em 1967.

2 comentários:

  1. Excelente, Jihan, muito perspicaz!
    Esta mais do que na hora da imprensa nacional e mundial parar de tratar o crime contra os palestinos em Jerusalém sem dizer claramente que se trata, como você bem lembrou, de local internacionalmente como PALESTINO!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo apoio e pela visita ao meu blog!
    Atenciosamente,
    Jihan Arar

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua visita e contribuição.