segunda-feira, 8 de junho de 2009

41 Anos - 61 Anos

Completarei 41 anos daqui à alguns dias.
A Nakba (diáspora palestina) completou 61 anos à alguns dias atrás.
Há 41 anos, minha família estava fugindo de Ramallah para Jericó e de lá para Amman, tentando sobreviver aos bombardeios, tiros, soldados, tanques, e toda a selvageria da guerra.
Minha mãe estava grávida, já no nono mês de sua primeira gravidez. Andava o dia todo e descansava à noite em acampamentos improvisados na beira da estrada de terra. Meu pai estava aflito, com medo de que eu nascesse antes da hora. Minha avó paterna rezava, meu avô tentava manter toda a família unida.
Talvez pareça imcompreensivel para alguns estas datas desencontradas. Eu explico. Em 1948, ocorreu a primeira invasão à Palestina, quando os israelenses tomaram 73% das terras, enquanto, segundo o Acordo de Belfour, deveriam ficar com 53% das terras. Os palestinos que fugiram dos bombardeios ocorridos na parte invadida da Palestina, se refugiaram na Cisjordânia, onde fica Ramallah. A cidade natal dos meus pais, Abbasyieh, estava situada nesta primeira parte invadida, então minha família se refugiou para Ramallah, junto com os outros moradores e ficou num acampamento até conseguir uma nova moradia e trabalho. Passaram-se quase vinte anos quando ocorreu a segunda invasão e os israelenses tomaram o que restou da Palestina, contrariando os acordos internacionais, a ONU, o Conselho de Segurança e todos os Estados que se diziam partes do acordo. Todos, menos os palestinos, porque estes sequer foram consultados sobre a repartição de suas terras.
Quando ocorreu a segunda invasão, em 1967, os palestinos foram encurralados em Jericó (o mesmo que ocorreu em Gaza recentemente), e lá ficaram até obterem a permissão do Governo da Jordânia para atravessar a fronteira. Muitos se perderam nesta emboscada, outros já estavam debilitados demais para continuar.
Minha família suportou, atravessou a fronteira e chegou à Amman. Nasci alguns dias depois. Tive sorte.
Hoje estou aqui contando minha história, depois de 41 anos e pensando que talvez, se minha família não tivesse atravessado aquela fronteira, eu não teria o privilégio de estar aqui, escrevendo neste blog e compartilhando com muitas pessoas queridas a história de sofrimento do meu povo.
História esta que o mundo, surpreendentemente, assiste calado há 61 anos.

2 comentários:

  1. Eu nao podia deixar de fazer um comentário sobre essa mulher incrível, que havia perdido o contato ha muitos anos, mas graças à tecnologia eu a reencontrei. Foi um dia maravilhoso, eu fiquei numa felicidade que até hoje eu ainda me sinto emocionado de tê-la reencontrado. Quando nos conhecemos eu estava entrando na fase adulta. Tive o prazer de conhecer essa mulher fantástica, batalhadora, inteligente e outros tantos adjetivos que nao caberiam aqui por intermédio de um amigo em comum Walter que na oprtunidade morava na Jordânia. Me ligou e pediu que eu e o Hernane a recebessem e cuidassemos dela, e assim o fizemos.
    Voce é fantástica.
    Feliz aniversário, parabens pelos seus 41 anos.
    Beijos com respeito e saudade
    Luisinho (8448 7034)

    ResponderExcluir
  2. Luluuuuuuu!!!!! Obrigado meu amor!!! Adorei a homenagem linda!!!
    Você que é muito especial e eu só tenho que agradecer à Deus por me privilegiar com sua amizade!!
    Beijos meu querido!
    Jihan

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua visita e contribuição.