segunda-feira, 15 de junho de 2009

CAIXINHA

Passei a vida mudando de um lugar para outro, de um país para outro, de uma cidade para outra. Deixei para trás muitas pessoas queridas, muitos vidrinhos de perfume que queria ter levado comigo, muitos objetos que estimava, mas que não cabiam na mala. Quando comecei a atinar para o fato de que deixava pedacinhos de mim em cada lugar, passei a me preocupar em guardar coisinhas pequenas, como um boton do Tchê Guevara que roubei da jaqueta do Luciano (ele jura que permitiu o roubo), uma camiseta da Prole Proibida que fiz o Adão tira do corpo em plena Porto Alegre para levar de lembrança comigo para a Jordânia, a carteirinha do Grêmio Estudantil da Batata, que ela nem imagina que está comigo, uma medalhinha de ouro que o Fuad me deu quando nos despedimos em Amman, uma figa que surrupiei do colar da minha tia Muna, e muitas, muitas outras bugigangas que talvez não representem absolutamente nada para os verdadeiros donos, mas para mim são peças de um mosaico que conta a minha história.
Estão todas lá, guardadas numa caixinha de madeira, no fundo do meu armário. Quando a saudade aperta, abro minha caixinha e remonto a minha história. Outro dia, remexendo na caixinha, ví o prendedor de gravatas do meu pai. Ele ia jogar fora, depois de um casamento, mas eu guardei. Junto com o prendedor, ficou guardada a imagem do meu pai, de terno e gravata, rindo e batendo palmas num casamento palestino em Uruguaiana. Acho que foi o último casamento que presenciamos juntos. Meu pai estava feliz, minha família estava toda ali, estavamos todos bonitos e bem elegantes. É, foi uma das últimas ocasiões em que estivemos todos juntos.
Porém, tem um fato importante: Não guardo nada por nostalgia. Minha caixinha é alegre, só trás coisinhas boas dentro dela. Segundo Mário Quintana, é assim que tem que ser, pois os momentos tristes, o tempo se encarrega de apagar.

3 comentários:

  1. Como assim,surrupiou uma figa de um colar da minha mãe?

    ResponderExcluir
  2. Bahhh,agora ja contei.
    /mas ela disse q não se lembra q figa q é....

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua visita e contribuição.