segunda-feira, 1 de junho de 2009

Bismillah

Minha filha Laura é uma curiosa de plantão. Apaixonada por animais, natureza, meio ambiente, terapias alternativas, massagens, óleos essenciais, é a típica "bicho-grilo"! Mas, como era de se esperar, chegou a hora de fazer perguntas sobre a cultura árabe. Ontem ela perguntou o que significa "Bismillah". "Em nome de Deus", eu respondi. A pergunta seguinte foi "porque você diz isso antes de tudo?".
Taí, nunca tinha parado para pensar nisso! Nós árabes muçulmanos falamos o nome de Deus antes e depois de qualquer coisa. Antes e depois de levantar da cama, antes e depois de comer, antes e depois de sair de casa, antes e depois de entrar no trabalho. É bom! Dá uma sensação de paz.
Usamos também outras expressões bastante interessantes, como "yeslamo edek", que quer dizer: Deus abençoe suas mãos, quando alguém nos dá algo, ou "Allah Yehfazak- Deus te proteja", quando alguém nos faz um favor.
Portanto, as mensagens de Deus intercalam os diálogos simples do cotidiano dos árabes e isso, por sí só, já é uma dádiva.
Minha Laura achou muito bonita a explicação e disse que vai incorporar as expressões aos diálogos dela, mesmo que esteja falando em português. Como dizia minha mãe: O sangue nunca vira água, o que significa que meu sangue árabe que corre nas veias da minha filha começou a se manifestar. Isto é uma dádiva de Deus, "Al Hamdo Lelah" (Graças à Deus)!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita e contribuição.