segunda-feira, 1 de junho de 2009

SANAUD

Voltaremos!
Este era o nome de um projeto da OLP (Organização para a Libertação da Palestina), para os jovens palestinos no Brasil. O objetivo do projeto era a integração da comunidade jovem palestina no Brasil, através da cultura, da história, da tradição e interação com a sociedade brasileira. Bonito, se não tivesse tropeçado em vários preconceitos.
Infelizmente, a comunidade palestina no Brasil não é unida, não tem uma visão ampla do que é de fato importante para os jovens.
Falo isto por experiência própria. Durante vários anos, os poucos jovens palestinos que tiveram peito de encarar os preconceitos e levar o projeto adiante, sofreram com a discriminação, principalmente as meninas, que eram vistas como liberais "demais".
O Grupo Sanaud também sofreu com a falta de apoio e orientação por parte da Embaixada Palestina no Brasil, tendo que sobreviver dos escassos recursos dos próprios integrantes.
Fora estes percalços, durante a década de 80, o Grupo Sanaud teve muitos dias de glória, apresentações de dança "dabke" inesquecíveis, convenções, viagens, muita alegria e muitas amizades que ficaram guardadas no coração.
Se a comunidade palestina no Brasil tivesse levado adiante este projeto, com a seriedade necessária e dado a devida importância, talvez nossos jovens de hoje não estivessem tão distantes dos nossos valores, da nossa cultura e das nossas tradições.
Antes eu era uma integrante do Sanaud que batia de frente com o preconceito, hoje sou uma mãe preocupada em resgatar valores e repassa-los às minhas filhas, que não tem nenhum contato com a comunidade palestina.
Fico triste diante desta realidade e a comparação com a comunidade palestina no Chile se torna inevitável. Em Santiago do Chile temos uma comunidade sólida, viva, ativa, que não precisa de motivos para juntar seus integrantes nas Sociedades Palestinas, que funcionam como clubes e pontos de encontro. Acompanho, feliz, as atividades daquela comunidade, leio nos jornais sobre as festas maravilhosas e vejo jovens sorrindo, dançando, comendo nossa comida típica, falando de política, de cultura, de economia, de investimentos. Bonito de se ver!
Lanço aqui um chamado desesperado à nossa comunidade palestina no Brasil: Acordem!!!! Os nossos filhos e filhas estão perdendo tudo o que há de bonito na nossa cultura e a culpa é nossa. Larguem um pouco o balcão da loja e dediquem um dia da semana para resgatar nossa cultura, para integrar nossos jovens, para apresenta-los uns aos outros, caso contrário, nossa história irá embora junto com nossos velhos e nossos jovens ficarão perdidos em meio à memórias enfraquecidas.
Isto sim é um ato de irresponsabilidade diante dos nossos jovens.

2 comentários:

  1. ...é lamentavelmente não houve a continuidade da Sanaud, mas ao mesmo tempo fiquei feliz em saber que continua "viva" nas mais lindas lembranças daqueles que fizeram parte não apenas da sanaud, mas daquele momento magico e unico, e que nao deve ser esquecido. Valeu Jihan !

    ResponderExcluir
  2. Foi importante mesmo!
    Obrigado Omar!

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua visita e contribuição.